REALIZAÇÃO

APOIO INSTITUCIONAL

O CUBO é uma plataforma online de fomento à produção audiovisual independente no Brasil.

O CUBO é um canal online de filmes independente em língua portuguesa produzidos para a internet e distribuídos em 06 categorias: ficção, documentário, experimental, animação, entretenimento (clipes musicais e programas de entrevistas) e séries.

Nossa principal ferramenta é a internet, que em seu caráter livre e democrático, é um potencial disseminador do acesso à informação e cultura em nosso país e no mundo. 

O canal é uma iniciativa inédita brasileira por fomentar e selecionar filmes licenciados via Creative Commons, licença pública internacional que permite que autores definam os usos de suas obras à coletividade na rede. Diferente de plataformas como o Youtube que também possibilita associação a licença, o canal realiza uma curadoria anual com filmes licenciados de todo o Brasil e fomenta o uso da licença em nível nacional para o cinema.

O projeto do canal foi idealizado por Thiago Fraga e Fabiano Cafure do Instituto Kreatori / Kreatori Filmes (
www.kreatori.com.br
) e foi aprovado no edital Pro-Artes Visuais 2012 da SMC/Rio de Janeiro. O canal conta ainda com parceria institucional do ITS Rio - Instituto de Tecnologia e Sociedade, responsável pela disseminação da licença CC no Brasil.

Se é por trás dos computadores que a maioria de nós, hoje, tem acesso a quase 100% das informações que consumimos, é frente à frente que precisamos discutir a realidade da produção para a web. Para que a distribuição livre de conteúdo online se torne viável a produtores e espectadores é preciso formar e fortalecer a rede offline de discussão. É nesse contexto que o Canal O Cubo criou o Festival O Cubo de Cinema, trazendo para as telonas do cinema o conteúdo produzido para distribuir nas telinhas. Em 2016, o canal produz a terceira edição do festival com a sua programação inédita do ano.

O atual catálogo do canal conta com mais de 250 filmes somando mais de 5 milhões de acessos direto no canal e mais de 3 milhões nas múltiplas plataformas que compartilham o canal na rede. Além do canal online, que usa o Youtube em espelhos iguais como broadcasting, os filmes também são distribuídos mundialmente em SmartTvs da Sony e SempToshiba através do aplicativo OperaTv..

O Canal O Cubo foi mencionado na 02a Conferencia Mundial de Internet na China (dez/2015) como exemplo brasileiro de inovação na web em uma nova forma de se produzir e distribuir cinema no Brasil.

Classificado como Ponto de Cultura no edital Pontos de Mídia Livre 2015, Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural/MinC, reforçando sua identidade enquanto arranjo produtivo local, e seu fomento a distribuição do cinema independente em língua portuguesa.


Gestão: Kreatori Filmes LX