O CUBO é uma plataforma online de fomento à produção audiovisual independente em língua portuguesa

Conheça o Canal O Cubo, uma plataforma on line gratuita onde a produção audiovisual e o cinema independente tem seu quadrado garantido.

Na era do pós-digital, todos nós somos media e produtores de conteúdo. Temos vivido na prática, através dos celulares e outros gadgets, que a evolução da tecnologia digital tem modificado o mundo e também o modo como nos relacionamos com ele.  Se a convergência dos meios e a internet vêm possibilitando novos caminhos profissionais e a criação de novas linguagens, um dos mercados criativos que mais tem crescido é o da produção de cinema independente para as redes.

A novidade é que Portugal e os demais países da diáspora têm agora um espaço privilegiado de incentivo e divulgação da produção cinematográfica independente para a internet. Realizadores, produtores, cineastas, estudantes de cinema, comunicação e audiovisual, professores, curiosos por novas linguagens, designers, animadores, programadores, editores, maquiadores, figurinistas, cenógrafos, atrizes e atores, todos ganham com isso!

O Canal O Cubo é originalmente uma plataforma online de produção e promoção do audiovisual e cinema independente que opera desde 2012 no Brasil e desde 2019 em Portugal, com o objetivo de estimular a produção audiovisual cinematográfica em Língua Portuguesa.

 

O Cubo dispõe de mais de 300 produções independentes realizadas para a internet e distribuídas em  06 categorias: ficção, documentário, séries, experimental, animação, entretenimento (clipes musicais, programas de cinema, entrevistas, etc) que somam mais mais de 10 milhões de visualizações. Nossa principal ferramenta é a internet que, em seu caráter livre e democrático, é um potencial disseminador do acesso à informação e cultura no mundo.

Todos os filmes são licenciados via Creative Commons, licença pública internacional que permite que autores definam os usos de suas obras à coletividade na rede. Ou seja, pode-se baixar todo o material e utilizá-lo de acordo com as regras de licenciamento de cada título.

 

Diferente de plataformas como Youtube e Vimeo, que também possibilitam associação à licença, o canal realiza uma curadoria anual com filmes licenciados de todo o Brasil e Portugal, fomentando o uso da licença. O Cubo conta ainda com parceria institucional do ITS Rio - Instituto de Tecnologia e Sociedade, responsável pela disseminação da licença CC no Brasil.

A porta de entrada para essas produções é o Festival Internacional O Cubo de Cinema 2019, que já lancou centenas de produções independentes entre Brasil e Portugal nas suas sete edições.

O Canal O Cubo desenvolve também um projeto pedagógico de formação e estímulo a novos profissionais para o mercado, direcionado a quem deseja aprender a dirigir, roteirizar, atuar, produzir e captar seu próprio projeto de cinema. A formação acontece através do Faça um Filme, um curso de iniciação criativa ao audiovisual, ministrado pelo diretor de cinema e fundador d'O Cubo, Fabiano Cafure. Em 2019, o curso já formou duas turmas em suas edições em Lisboa. No Brasil, as aulas são ministradas no Instituto Itaú Cultural, no Rio de Janeiro. www.canalocubo.com/faca-um-filme. Além dos módulos presenciais e itinerantes, o Faça o Filme terá muito em breve a sua versão on-line.

Além de ser uma iniciativa inédita no campo do incentivo à produção independente de cinema para a internet, o Canal O Cubo é inédito também por apoiar a criação de conteúdos em Língua Portuguesa. São 10 países, 289 milhões de falantes no MUNDO e nossa língua ocupa o quinto lugar no ranking oficial das línguas, com todas as suas variações linguísticas!

 

E para que realizadores audiovisuais possam conhecer essa ferramenta contemporânea, democrática e criativa em prol da cultura audiovisual e cinematográfica, agradecemos desde já a divulgação deste material em vossos canais de mídia.

Seguimos à disposição para mais informações e também disponíveis a participar de conversas, debates e reflexões acerca dos temas relacionados com o universo da cultura digital.

 

Para conhecer nossos updates diários e a movimentação da equipe do Canal O Cubo, siga-nos no Youtube e nas redes sociais. Vem para o nosso quadrado. É gratuito, é só dar play!

A gestão do Canal O Cubo é do Kreatori Filmes.

REALIZAÇÃO

APOIO INSTITUCIONAL

Logo Oficial Fundo Transparente_alta.png
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon